logo_branca

Flamingo 4 anos. Desafios e cultura da empresa

Fundamos a Flamingo, entre outros motivos, para podermos trabalhar mais alinhados à nossa visão de vida. Evidentemente, essa escolha gerou inúmeros desafios.

A experiência que deu luz à Flamingo não tinha essa intenção de início. Em 2017, Adriana estava atendendo de forma autônoma uma cliente que precisava de vídeos para redes sociais. Foi quando ela convidou Heron para fazer parte do projeto. O que era pra ser só um “freela” acabou rendendo uma boa química de trabalho e indicações.

Como Heron e Adriana são jornalistas, faltava a parte artística e gráfica para deixar os trabalhos mais profissionais. É quando o nome do Bruno entra na roda. Heron havia ministrado aulas de edição de vídeos para o Bruno, em 2015. Desde então, mantinha contato com ele, inclusive desenvolvendo trabalhos de diagramação e artes para projetos pessoais do Heron.

Percebendo que todos tinham visões em comum sobre a vida profissional, resolvemos, no dia 13 de abril de 2017, unirmos forças para ver no que daria tudo aquilo.

Como não tínhamos capital de giro ou de investimento, nos primeiros anos criamos o “imposto rosa”, uma porcentagem de cada trabalho entregue que separávamos para ser o caixa da empresa. Para não dizer que não tínhamos nada, nós começamos com dois computadores de edição e uma câmera – investimentos que cada um já tinha feito por conta, antes de sonharmos em ser Flamingo.

Um ponto importante a se destacar é que, em nosso primeiro aniversário, em 2018, resolvemos fazer uma consultoria com a Juliana Nakamura Gallassi, nossa amiga da área de Administração e com Mestrado na área. Foi ela quem nos auxiliou no estabelecimento das diretrizes do que se tornaria a Flamingo, em metas, missão e valores.

Após a base montada, era hora de encarar a Flamingo como nossa principal ocupação. Isso porque todos tinham outros empregos no começo e não conseguíamos nos manter financeiramente só com os trabalhos que tínhamos na Flamingo até então.

Foi quando criamos a “emancipação”, que consistia no ato simbólico e significativo de um dos sócios poder deixar seus outros trabalhos e se dedicar exclusivamente à empresa. Colocamos isso como meta e, ano a ano, fomos emancipando os sócios, começando com o Bruno em 2018, a Adriana em 2019 e o Heron em 2020. Hoje, estamos os três em dedicação exclusiva a empresa, o que ajudou muito a consolidar o negócio.

Ao longo desses anos desenvolvemos programas, eventos e ações que refletem alguns dos nossos valores:

FLAMINGO COLLEGE

É muito claro pra nós que só chegamos até aqui graças à Educação. Então, nada mais justo do que ter um programa interno de incentivo à nossa constante atualização profissional. Esse é o Flamingo College, mecanismo através do qual reinvestimos 10% de nosso lucro líquido em cursos, estudos e afins.

FLAMINGO AWARDS

Ao fim de cada ano, fazemos a premiação dos melhores trabalhos em categorias como: roteiro, edição, fotografia… É a nossa querida Flamingo Awards, o Oscar rosáceo (e as medalhas são um charme, não acha?).

LIVE’INGO

Já que a pandemia não permitiu a Flamingo Awards presencial em 2020, fizemos um teaser em forma de live. Heron Heloy e Juliana Gallassi foram os apresentadores do Live’ingo, o festival on-line da Flamingo, que reforçou nossos sentimento de união em meio a necessidade de distanciamento social.

FLAMINAS

Nem só de festerês vivemos. Para 2021, começamos a colocar em prática algumas ações sociais que pretendemos aprofundar nos próximos anos de empresa. Neste sentido, em março realizamos a 1ª edição do Flaminas, um encontro on-line que reuniu empreendedoras e minas que botam pra fazer no dia a dia. A intenção do Flaminas era ir além das homenagens do mês da Mulher e colocar a sororidade em pauta e em prática.

Essa é parte da Flamingo que acreditamos. Para nosso quinto ano, pretendemos fazer ainda mais ações, dentro do que a pandemia permitir, é claro. Aguardem os próximos capítulos e obrigado a todos que nos dão força para continuar leais à nossa missão.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Flaminguices – Ep 01: Produção de Vídeo

Hoje fazemos a estreia deste espaço de blog dentro de nosso site. Decidimos inaugurar essa seção pra ter a oportunidade de explicar um pouco melhor nossos trabalhos e também para que clientes e parceiros tenham mais percepção e facilidade na hora de cotarem seus orçamentos.

Leia Mais »